Batman: A Piada Mortal

batman-a-piada-mortal

Você é um cidadão de bem, honesto e de emprego estável. Tudo ocorre conforme o planejado na sua vida, seja aquela graduação que você quer tanto terminar ou aquela cargo que por tanto tempo almejou. Sua familia também é outro aspecto extermamente importante em sua vida, que apesar de seus problemas, lhe faz feliz… O mundo parece coeso e em equilíbrio.

Até que um único evento, um erro ou acidente desencadeia uma terrível reação em cadeia, pondo abaixo todos os pilares de sua vida. Toda a harmonia que antes definiam a área segunda de seus pensamentos agora são substituídas por uma irônica noção do quanto as coisas podem ser contraditórias e caóticas. Tudo é uma grande piada.

Cedo ou tarde, todos passam por isto e normalmente superam qualquer que seja a dificuldade.

Mas dia ruim pode ser o suficiente para lhe transformar em um monstro.

JohnDouglas_Killing-Joke_4

A Piada Mortal provavelmente já não é novidade para mais ninguém que leia quadrinhos ou que tenha alguma noção das principais obras relacionadas ao homem morcego. Mas achei mais que válido falar sobre a republicação desta pérola, com roteiro de Alan Moore e arte de Brian Bolland, lançada originalmente em 1988 e que recebeu diversos prêmios, principalmente pelo fato de a origem do Coringa ser explorada de maneira trágica.

Os dialógos da obra são um espetáculo, principalmente quando são entre o homem morcego e o palhaço desfigurado. O ódio sem sentindo e incompreensão é o laço que une os dois personsagens, tornando-os intímos, mesmo com o fato de um não saber nada sobre o outro. A arte também faz jus ao conteúdo da obra, desde a capa, cores e ângulos utilizados, que só colaboram com a imersão do leitor nos cenários em que a história se desenvolve.

batmandg1

Sendo esta uma Edição de luxo, podemos contar com vários extras, como a colorização modificada, já realizada antes e com alguns detalhes modificados aqui e acolá e mais sombria. Conta também com os pontos de vista de artistas ou colaboradores da obra. São adicionadas duas histórias a este volume: “Sujeito Inocente” que basicamente mostra o ponto de vista de uma pessoa comum em busca de mais emoção na vida, escolhendo o Batman como alvo e “Batman #1” com a primeira história solo do homem morcego.

Prepare-se para ficar horrorizado com as atrocidades do palhaço maluco e ao mesmo tempo, compreender todo o processo que levou uma pessoa comum a uma loucura psicótica. Com cenas chocantes  da belíssima arte de Brian Bolland e com o excelente roteiro do pai de Watchmen, A Piada Mortal com certeza vale um lugar na sua estante.

Garanto que as piadas são de matar. 😀

Piada-mortal

Previous post Flash: Seguindo em Frente
Next post Ao longo da “Watchtower”, suas grandes versões.
  • Hélison Carvalho

    Parabéns pela review…

    • Raul Rodrigues (Naito)

      Obrigado! 😀