Se você é leitor assíduo aqui do PLN deve ter percebido que já falamos dos títulos mais badalados da iniciativa Marvel Now (conhecida aqui em terras brasucas como Nova Marvel), reestruturação editorial da Casa das Ideias que teve início em 2012 e que já foi remodelada novamente em 2015 pelo “All-New, All-Different Marvel”. Inclusive, na lista das 5 melhores revistas sendo lançadas sob o selo Marvel Now (de acordo com este humilde redator, é claro), o título da nova Miss Marvel figurou em segundo lugar (embora esteja merecidamente em primeiro em várias outras listas). Aproveitando que a Panini está lançando os encadernados iniciais da maioria dos títulos da Nova Marvel, resolvi então escrever uma resenha exclusiva para a heroína. Mas afinal, quem é esta nova Miss Marvel?
Para responder esta pergunta prefiro começar respondendo outra questão. A antiga Miss Marvel (vulgo Carol Danvers) se tornou famosa principalmente devido a ter tido seus poderes absorvidos pela Vampira, integrante dos X-men na época, fato mostrado inclusive no clássico desenho dos anos 90 dos mutantes. Posteriormente, Carol se torna a Capitã Marvel no lugar de Mar-Vell, o alienígena Kree que detinha este título. Carol Danvers é loira, possui um corpo escultural, e se mostra totalmente confiante de si. Estas características são exatamente o oposto de Kamala Khan, uma jovem norte-americana de ascendência paquistanesa de 16 anos, moradora de Jersey City. Em uma noite, Kamala se depara com uma névoa incomum que a deixa inconsciente. Quando acorda descobre que agora possui certos poderes e assim temos a clássica receita “Peter Parker”, com uma jovem estudante descobrindo a responsabilidade de ter super-poderes, e o que isso significa.

Tudo que Kamala mais deseja é ser como Carol Danvers…
Kamala é nerd e aficionada pelos Vingadores, principalmente pela Capitã Marvel, a heroína que representa tudo o que ela deseja para si. Então ela descobre que seus recém adquiridos poderes a tornam capaz de alterar sua forma e aparência, trazendo a possibilidade que sempre quis: tornar-se outra pessoa. Alguém que não seja motivo de piada para os colegas. Alguém que possa simplesmente sair com os amigos, ir em festas, se divertir… alguém normal. Mas o que é ser “normal”? Ou melhor, quem define isso? E talvez a pergunta mais importante de todas: O quanto você precisa abrir mão para se encaixar? Nesta história acompanhamos Kamala Khan descobrir que ela, assim como muitos(as) outros(as), não se sente nada normal… e não tem nada de errado nisso!
Apesar de parecer clichê, a história de Kamala Khan traz uma nova roupagem para o supracitada “receita Peter Parker”, trazendo junto toda uma leva de questões socio-culturais muito interessantes. Afinal, estamos falando de uma super-heroína muçulmana nos EUA, provavelmente a terra mais islamofóbica fora do Oriente Médio. A importância de uma obra dessas extrapola as páginas de revista. Mesmo tendo um teor humorístico e de ser claramente não-panfletária, é impossível passar incólume pelo assunto de preconceito e discriminação em ser uma muçulmana vivendo nos EUA pós 11 de Setembro. Ainda mais considerando que a roteirista G. Willow Wilson também é muçulmana.

…Mas ela então descobre que só pode ser ela mesma!
Ms. Marvel é um dos títulos de maior sucesso atualmente da editora e provavelmente traz de volta a sensação que os jovens da década de 60 tinham ao ler Homem-Aranha pela primeira vez. É um título que dialoga muito bem com seu público alvo, e ainda consegue ser interessante para quem já acompanha quadrinhos a algum tempo e deseja ver novos personagens e novas histórias sendo contadas. E agora finalmente podemos aproveitá-la em bom português. Este volume reúne as edições 1 a 5 de Ms. Marvel e uma história retirada de All-New Marvel Now! Point One 1.
E não esqueça de deixar seu comentário abaixo: Já leu? Pretende ler? O que está achando desta nova heroína?
Ficha Técnica
Ms. Marvel: Nada Normal
Lançamento: 2016 (Brasil) / 2014 (EUA)
Editora: Panini Books
Roteiro: G. Willow Wilson
Arte: Adrian Alphona
Cores: Ian Herring
Acabamento: Lombada quadrada, capa dura ou capa cartonada
Miolo: Formato 17 × 26 cm, papel LWC, 132 páginas (colorido)
Preço de capa: R$ 26,90 (capa dura) / R$ 18,90 (capa cartonada)
* João Gabriel é estudante de Letras, aluno-pesquisador de iniciação científica sobre Análise do Discurso em HQs, curioso sobre tudo que envolve a industria cultural, e tem o sonho de um dia poder viver apenas como educador, fomentando a leitura crítica de obras da cultura pop em geral (mas por enquanto paga suas contas trabalhando com TI mesmo).
Twitter: