Nós Lemos: Astronauta – Magnetar

thumb.php

Em 1963, Maurício de Sousa criou o personagem Astronauta para tiras de jornais paulistas. Bem antes do homem pisar na Lua (que foi em 1969), Maurício já fazia o herói com roupa em formato de ovo singrar pela galáxia em diversas aventuras.

Corta pra 2012, e temos o lançamento da primeira Graphic novel pelo selo MSP, chamado Magnetar, e protagonizada pelo personagem. Sob o comando do editor Sidney Gusman, escrita e desenhada pelo excelente Danilo Beiruth (Bando de Dois) e colorizada pela bela Cris Peter, a trama de pouco mais de 70 páginas é envolvente, carregada de melancolia e solidão tão características do personagem. Não me oponho em dizer que este é o lançamento nacional do ano, nas HQs.

Nela, vemos o Astronauta deparando-se com o Magnetar, fenômenos que vem a ser uma estrela de nêutrons com alto valor de campo magnético, e que possui campo magnético estimado em 1 bilhão de teslas com alta emissão de raios X e raios gama. Como disse acima, o tema solidão é bem desenvolvido, com espaços para alguns flashbacks do Astronauta, quando era apenas um menino sonhador na fazenda do avô. Não quero falar muito mais, pois estragaria a história.

Além do que, este leançamento prova que é possível fazer quadrinhos de alta qualidade, com gente brazuca, aqui no país. Que esta seja a primeira de muitas do selo Graphic MSP.

Nota: 10

[nggallery id=37]

Tourinho achava que o Astronauta e Franjinha fossem a mesma pessoa.

Carlos Tourinho

Sou baiano e moro no Ceará. Gaguejo e falo para cacete. Como acarajé e como salada. Bebo cerveja gelada e cerveja quente. Curto a night e curto ficar em casa. Gosto de boteco e de restaurante. Viajo para a praia e para a montanha. Grito e falo baixinho. Vou pra show de rock e danço forró. Adoro futebol e não jogo porra nenhuma. Como doce e como salgado. Gosto de trabalhar e de tirar férias. Xingo e elogio. Saio de dia e saio de noite. Choro e dou risada. Gosto de gato e de cachorro. Ajudo e sacaneio. Amo e odeio. Torço pro Bahia e torço pro Bahia.
Previous post Top 5 – Músicas Pra Acordar
  • Eu REALMENTE achava que o Franjinha e o Astronauta eram a mesma pessoa, mas, ok… De qualquer forma, eu não consegui encontrar a HQ aqui em BH…