Por:
Em 2012, a Galera Record lança no Brasil, a novelização de um dos games de guerra tática mais bem sucedido do mundo, Battlefield 3. Escrita por Andy McNab, um ex-militar e membro da S.A.S. (Serviço Aéreo Especial) e Peter Grimsdale, um premiado produtor de televisão.
Em Battlefield 3: O Russo, acompanhamos a missão de Dmitri “Dima” Mayakovsky, um dos melhores da sua unidade de elite que tem como objetivo deter um perigoso fugitivo que ele considerava um pupilo e recuperar as ogivas nucleares em seu poder.
O livro segue a história de dois personagens, alternando entre Dima e o sargento Blackburn, americano enviado para a fronteira do Irã em busca de uma patrulha perdida. Quando o caminho dos dois se cruza, eles devem unir forças, confiar um no outro e aprender a questionar o que acreditavam para sobreviver.
Com uma narrativa bastante corrida e fácil de acompanhar, Battlefield 3: O Russo não apresenta uma leitura tão satisfatória para quem nunca jogou o game. Embora ele possua uma linha narrativa que possa ser acompanhada sem o auxílio do jogo, a experiência não é tão completa.
A narrativa é bastante cinematográfica, graças à experiência de Peter Grimsdale em produções para a televisão. Sem falar que Andy McNab nos passa veracidade pela sua experiência com o exército, tanto nos termos como na própria política.
As cenas de ação não deixam a desejar, mas as interações e os pensamentos do protagonista roubam a atenção do leitor, deixando-o interessado na história do personagem.
Battlefield 3: O Russo é um livro muito fácil de se ler, com uma narrativa simples e empolgante. O final, por mais clichê que pareça no início, é logo complementado pelo epílogo que nos quebra esse pensamento.