As vantagens de estar em cima do muro

cima-do-muro

Chocolate é muito bom, é uma delicia. Talvez um dos melhores alimentos inventados até hoje. Faz bem para o corpo e para a mente. Você pode comer chocolate quando está triste ou quando está feliz, quando está lamentando ou quando está comemorando. Tem alto valor calórico, o que é muito bom para realizar diversas tarefas.

Porém, chocolate pode conter traços de insetos, é permitido por lei. Se consumido com exagero, pode causar diversos problemas para a saúde. Florestas inteiras podem ser desmatadas para o plantio do cacau. Pior ainda, você pode se engasgar com um pedaço de chocolate e morrer.

Chocolate é totalmente bom ou é algo horrivel?

Nenhum, ele é apenas um chocolate, e as consequências do seu uso mudam de acordo com o que o mesmo é aplicado corretamente.

cima-do-muro

Se até formar um opinião definitiva sobre um doce relativamente simples pode ser tão complexa assim. Quem dirá sobre religão ou sobre um modelo político?

Pelo que observo, temos uma tendência fatal de nos sentir culpados por não aderir algum tipo de oposto, nem que seja onde temos dois times rivais ou quando uma crença insiste em desmentir a outra, mesmo as duas podendo estar erradas.

Mais problemático ainda é quando o senso de urgência soma-se a necessidade da escolha, fazendo com que só a sua solução seja a correta, ou pior, quando eliminar o seu oposto é a resolução mais direta a ser considerada.

Há aqueles que defendem que o ovo é bom, outros que defendem ao contrário. E há aqueles que só acham que o ovo é ovo, e que fica muito bom frito, mas que pode fazer mal se comerem muito. Assim como aqueles que amam o capitalismo e acham que comunistas não passam de oportunistas que comem crianças no café da manhã. Também há aqueles que acham que o capitalismo é injusto e opressor, que não dá chance para os menores terem oportunidade, que exploram mão de obra infantil de paises em desenvolvimento.

Ai daquele que estiver em um embate entre duas forças opostas. Aquele que escolher não escolher nenhum pode avaliar o melhor de cada um dos dois lados, mas corre o grande risco de ser hostilizado no pior dos casos, ou totalmente ignorado por ambos os lados, talvez até ser considerado como simpatizante de algum pela opinião alheia.

É fácil demais falar mal daquilo que não se concorda, mais dificil ainda entender quando alguém não tem alguma opinião formada sobre algo que se defende com todas as forças. Não gostamos de não saber das coisas, e por isso não saber o que fulano acha de um assunto tão vital ao nosso dia a dia as vezes pode ser frustrante, principalmente pela aparente falta de coragem do individuo de escolher um lado.

As vezes ficar em cima do muro é muito mais dificil, e requer muito mais coragem. Você pode gostar dos ensinamentos de Jesus, de um mantra budista e de uma simpatia umbandista. Desde só faça bem, que mal tem? Você pode gostar de conceitos isolados de regimes econômicos sem defender nenhum. E o melhor de tudo, você pode ter sempre o melhor de tudo, sem precisar aderir a conceitos ultrapassados ou incorretos.

Talvez eu não seja um escritor tão ruim assim, ou sou. Ou você pode pensar que sou apenas um cara que escreve, que as vezes faz coisas boas e vezes erra feio. Então eu não sei qual a sua opinião sobre o que quer que esteja pensando. Mas já tentou ficar um pouco em cima do muro hoje?