Shovel Knight – A pá é mais forte que a espada

20150907133815

20150907133815

Shovel Knight foi uma grata surpresa. Todos os elementos que sempre amei nos jogos do meu finado SNES, quando alugava Megaman X e VII e outros jogos de plataforma foram relembrados nesta excelente homenagem aos jogos das gerações de console dos anos 80/90. O jogo da Yatch Club Games foi lançado para diversas plataformas, sendo a primeira versão a sair em junho de 2014, para PC.

Em Shovel Knight, você é o cavaleiro que domina as técnicas da luta com pá, usando-a para atacar seus inimigos e para cavar os tesouros escondidos nas diversas fases do jogo. A trama principal é dividida em duas partes: a busca por sua companheira Shield Knight, que desapareceu após os dois se aventurarem em uma torre mágica, que fez com que nosso herói desistisse de aventuras por um certo tempo. A segunda “trama” da aventura trata-se de Shovel Knight tentando impedir a Enchantres e a seus lacaios da Order of No Quarter que espalharam o mal e corrupção pelo mundo, que não perderam tempo durante a ausência do cavaleiro da pá.

asasdasdasdasdasdasdasdasd

Os gráficos de Shovel Knght são todos em Pixel Art, trabalhados com um esmero de fazer os olhos brilhar ao ver como o jogo consegue ser tão detalhado, mesmo com o padrão 8 Bit de cores. Desde o protagonista, os chefes de fase e os ambientes, tudo é muito bem trabalhado. A jogabilidade, no que é possível se comparar a outras obras, lembra um misto dos clássicos Castlevania e Megaman, com fases de plataforma e um chefe no final. A música também não deve em nada, com uma trilha inspirada, só reforça o clima de nostalgia e também empolga o jogador a conhecer mais daquele mundo pixelado.

Com uma dificuldade moderada, o jogo é bem equilibrado em relação aos desafios e possui diversos locais para explorar com sua pá, desde as fases normais com chefões, fases de tesouros escondidos ou que só podem ser acessados com algumas habilidades ou desafios aleatórios no mapa.

Shovel Knight pode ser encontrado em quase todas as plataformas em que se possa jogar, exceto em celulares, por enquanto. É uma ótima opção para quem sente falta do clima dos jogos antigos ou para quem tem curiosidade em conhecer mais sobre os mesmos, ou para quem é simplesmente gosta de bons jogos. Então pegue a sua pá e não perca seus diamantes caindo nos abismos do jogo!

20150907133817

 

 

 

  • Andre Sousa

    Onde eu baixo essa parada aí?

    • Raul Rodrigues (Naito)

      Na Steam você acha fácil e não é muito caro, ou nas stores dos consoles.

  • Rodrigo Barros

    Que foda o joguin!