O Galho da Verdade detém um devastador poder e pode destruir todo o universo caso caia nas mãos erradas, fazendo com que o descolado herói mudo tenha que voltar pra casa antes da hora do jantar.
Logo após chegar de mudança em South Park, a nova familia obriga insiste que seu misterioso filho, que já não se lembra mais de seus passado (e fazem questão de que não lembre mesmo) é mandado para fora, para conhecer a vizinhança e fazer amizades, Como uma criança “normal” faria.
Após alguns metros percorridos, o jovem misterioso ajuda paladino Butters em um combate mortal travado contra um elfo negro da outra rua. Agradecido, Butters leva o jovem herói para a presença do Rei Mago Cartman, governante do reino de Kupa, no quintal de sua casa, após as terras fartas de suprimentos da cozinha. Lá ele conhece as mais nobres pessoas, como o armeiro Clyde e a bela princesa Kenny. O estranho tenta se apresentar, porém é interrrompido e nomeado pelo Rei Mago como Babaca (Prefiro ooootáaario), e assim seu nome será conhecido por todo o reino de Kupa.
Dadas as apresentações, Babaca é apresentado ao artefato mais importante do reino, o Galho da Verdade, que possui poderes misteriosos, apesar de ser sabido que são destruidores. Manter o artefato longe das mãos dos elfos negros é vital para o equilibrio do universo. Até que os elfos invadem o reino de Kupa e o Galho da verdade é perdido na confusão. Começa então a saga de Babaca para salvar o mundo e voltar para casa antes que escureça.
South Park: The Stick of Truth foi desenvolvido pela Obsidian Entertainment em parceiria com a South Park Digital Studios e distribuido pela Ubisoft, lançado em 2014 para Playstation 3, XBOX 360 e PC. Mesmo sendo um jogo, a sensação de estar assistindo um episódio da série é bem alta, tanto pelos gráficos quanto pelas piadas obscuras, caracterísicas da animação.
Cheio de referências, que vão de Senhor dos Anéis, Skyrim a Pokémon, Stick of the Truth rende muitos momentos de risadas, como o fato de uma das classes selecionáveis ser Judeu, com técnicas de Jew-Jitsu e outros golpes. O jogo possui sistema de combate em turno, apesar de o desempenho do jogador depender do timing do jogador para apertar os botões no momento certo, para maiores danos ou defesa mais eficaz, por exemplo.
Boa parte da cidade de South Park pode ser explorada, apesar ser tratada como um mundo medieval fantástico devido a adaptação, e caso você resolva sair muito do padrão, como a falar com a mãe de Cartman, ele vai avisar que ela não faz parte do jogo. A trilha sonora é outro ponto positivo do jogo, com gloriosas músicas épicas com participação do gordo mais tosco e amado do Colorado a paródias de músicas japonesas. Vou deixar a playlist abaixo:
Descubra o paradeiro do Galho da Verdade, enfrente todo tipo de ameaça como et’s, zumbis nazi ou garotas da 6ª série em South Park: Stick of Truth. Se você é fã da série, deve jogar agora. E como diz o Cartman: EU TENHO AUTORIDADE.
Bom jogo.