Embora não tão popular quanto seus colegas britânicos, quem costuma acompanhar pelo menos um pouco sobre HQs com certeza já deve ter se deparado com alguma obra de Warren Ellis. Conhecido principalmente por sua passagem pelo selo Wildstorm no final dos anos 90 (posteriormente comprado pela DC Comics), foi o principal responsável por uma “era” premiada que começou com Stormwatch e se estendeu por Authority e Planetary.
Agora, em um de seus mais atuais trabalhos para a Casa das Ideias, Warren Ellis junta forças à Declan Shavey (nos desenhos) e Jordie Bellaire (nas cores) para trazer a mais nova encarnação do escolhido de Khonshu: o Cavaleiro da Lua. Após uma igualmente bem sucedida passagem de Brian Michael Bendis pelo personagem, onde o detetive da noite deixou Nova York e estabeleceu base na Costa Oeste, mais especificamente em Los Angeles, ele está novamente na “Grande Maçã”, para proteger aqueles que viajam a noite. Mas, embora haja algumas citações de suas aventuras anteriores, não é estritamente necessário que você conheça o personagem previamente para poder aproveitar deste novo arco. Aliás, um dos grandes méritos de Warren Ellis é justamente não criar algo rígido e fechado, pois cada uma das seis edições que compõem o volume é como se fosse uma história “solta”, exceto a última que utiliza elementos das histórias do início do volume.

Mr. Knight, o investigador noturno (que você sempre vê chegando)…
É provável que muitos não conheçam o personagem, pois ele definitivamente não faz parte do primeiro escalão da Marvel, embora já tenha feito parte dos Vingadores (mas no Universo Marvel, que não fez não é mesmo?). O que você precisa saber é: Cavaleiro da Lua é o alterego de Marc Spector, um ex mercenário que foi traído e deixado para morrer em uma missão no Egito, aos pés da estátua de Khonshu, o deus da lua. Ele então foi trazido de volta a vida por este mesmo deus, desde que dedicasse esta nova chance para defender os inocentes. Ah, já mencionei que ele é pinel? Pois bem, Marc Spector é conhecido pelo seu transtorno dissociativo de identidade (ou esquizofrenia, ninguém sabe ao certo), ou seja, ele muitas vezes acaba não sendo ele mesmo. Ou sendo muitos ao mesmo tempo!

Cavaleiro da Lua em seu modo de “caçador noturno”…
No arco anterior encabeçado por Bendis, isto foi demonstrado através das personalidades de outros heróis que o Cavaleiro da Lua ouvia e incorporava. Aqui, Ellis vai por um caminho diferente. Marc Spector não deixa de ser o Cavaleiro da Lua. Mas ele acaba assumindo TRÊS identidades de Cavaleiros da Lua. Essas identidades são diferenciadas pelo seu “modus operandi” e pelos uniformes diferentes. Temos uma personalidade que trabalha melhor o lado investigativo, que inclusive faz parceria com a polícia local, conhecida como “Mr. Knight”. Temos também uma personalidade mais combativa, que se utiliza de um drone voador para patrulhar a cidade a noite, e uma outra que está mais conectada com o lado místico do Cavaleiro da Lua, usada para resolver problemas envolvendo seres sobrenaturais.

…E sua personalidade mística, ideal para socar punks fantasmas nas ruas de NY.
É um encadernado indicado tanto para aqueles que ainda não conhecem o personagem e querem ter seu primeiro contato, quanto para quem já é fã. Então diga aqui embaixo nos comentários, você já conhecia o Cavaleiro da Lua? Está disposto a dar uma chance? Já leu? O que achou?
Ficha Técnica
Cavaleiro da Lua: Dos Mortos
Lançamento: 2015 (Brasil) / 2014 (EUA)
Editora: Panini Comics
Roteiro: Warren Ellis
Arte: Declan Shavey
Cores: Jordie Bellaire
Acabamento: Lombada quadrada, Capa cartão
Miolo: Formato 17 × 26 cm, papel LWC, 128 páginas (colorido)
Preço de capa: R$ 19,90
* João Gabriel é estudante de Letras, aluno-pesquisador de iniciação científica sobre Análise do Discurso em HQs, curioso sobre tudo que envolve a industria cultural, e tem o sonho de um dia poder viver apenas como educador, fomentando a leitura crítica de obras da cultura pop em geral (mas por enquanto paga suas contas trabalhando com TI mesmo).
Twitter: