Terapia – Vol.1

Terapia-capa-vol01
João Gabriel

Terapia-capa-vol01

Chega de super-heróis! Hoje vamos falar de HQ nacional, música e cotidiano. Estou me referindo a Terapia – vol. 1, de autoria de Marina Kurcis, Rob Gordon (roteiro) e Mario Cau (arte). Terapia é originalmente uma webcomics lançada pelo coletivo Petisco, de maneira semanal, ou seja, toda quarta-feira sai uma página nova lá no site, onde você pode acompanhar a história de modo integral. Porém em 2013 eles lançaram um projeto no Catarse para financiar uma publicação física, que viria com toda a história até aquele momento (7 capítulos) e mais alguns extras, como comentários dos autores sobre cada capítulo, indicando suas referências e impressões sobre o produto final.

Terapia conta a história de um jovem de uma cidade grande que aparentemente possui uma vida normal: tem uma boa família, faz faculdade, trabalha, sai com os amigos de final de semana, tem uma namorada… mas mesmo assim, por algum motivo que desconhece, ele não está feliz. Assim, ele tenta resolver estas questões internas em suas sessões com um psicólogo. E é aí que começa sua jornada em busca do autoconhecimento. Descobrimos que nosso protagonista então só se sente satisfeito com um aspecto de sua vida, o Blues. Seja ouvindo ou tocando, ele percebe que apenas o Blues, este estilo musical que pode parecer “antiquado” para alguns, consegue responder suas indagações sobre a sua vida, como se suas letras e melodia conversassem com ele diretamente.

Um personagem comum, com problemas comuns... Quem nunca?

Um personagem comum, com problemas comuns… Quem nunca?

Não estranhe se achar a sinopse acima muito genérica, pois o mérito desta HQ é justamente este. Terapia é uma obra que facilmente dialoga com todos nós, por se tratar do cotidiano e discutir questões comuns a própria essência do ser humano. Qual o nosso propósito? Do que precisamos para nos sentir felizes? O que é felicidade, afinal? O grau de identificação é tão grande que me surpreendi ao perceber apenas depois de ler o álbum inteiro, que o protagonista não tem nome! Seus desejos, anseios, dúvidas e questionamentos são tão essenciais que se confundem com o do leitor, gerando uma simbiose que poucas vezes eu pude presenciar em uma leitura.

Sobre a arte, eu preciso fazer uma consideração aqui: MARIO CAU, VOCÊ NÃO É HUMANO! Eu não sei se a “crítica profissional” é fria demais para tecer este tipo de elogio, mas embora esta HQ tenha ganhado vários prêmios e tenha sido muito bem elogiada, eu particularmente nunca li uma crítica sobre sua arte que seja digna de sua real magnitude. A cada página temos uma diagramação diferente, um traço (ligeiramente) diferente, e soluções gráficas incríveis, tudo em perfeita harmonia com o roteiro, acompanhando cada etapa da vida do personagem. Mas o melhor fica para o final. O último capítulo da Graphic Novel é uma ode aos quadrinhos, com cada página homenageando um período ou autor de HQs. E a homenagem é feita com Mario Cau emulando cada traço homenageado, e colocando várias referências e easter eggs de maneira meticulosa, que resulta em 12 páginas de viagem histórica no mundo das HQs, o que para mim, por si só, já valeu a edição.

Homenagem mais do que justa ao grande mestre Will Eisner.

Homenagem mais do que justa ao grande mestre Will Eisner.

Se eu tivesse que indicar uma obra para explicar de maneira didática como funciona uma narrativa gráfica, com certeza seria esta HQ. A composição geral da obra, com sua arte que não sobrepõe e nem fica aquém do roteiro, mas cria uma relação semiótica ímpar, que constrói significados não-redundantes e sim de modo complementar, é um ótimo exemplo de como se utilizar desta mídia de narrativas gráficas. E embora você possa aproveitar toda a HQ pelo site, as páginas finais do álbum físico, com comentários dos autores, aumenta imensamente o valor da obra. O volume 1 foi lançado no segundo semestre de 2013 e vai até o 7º capítulo, mas ainda pode ser facilmente encontrado em lojas como o Submarino, por menos de R$30,00. Mas provavelmente você não estará satisfeito ao final da leitura. Neste caso, pode ficar feliz, pois você pode encontrar até o 10º capítulo completo no site da Pestico, e algumas páginas do 11º, até a data desta análise. Depois, você pode ir acompanhando página por página, ou deixar acumular um capítulo.

Se você gosta de Blues (ou música em geral), psicanálise, histórias intimistas ou simplesmente é um ser humano com problemas humanos… o que está fazendo que ainda não leu esta HQ?

Ficha Técnica

Terapia – Vol. 1
Lançamento:
Brasil (2013)
Editora: Novo Século (ou pelo coletivo Petisco, na web)
Roteiro: Marina Kurcis / Rob Gordon
Arte: Mario Cau
Acabamento:
 Capa dura
Miolo:
144 páginas (colorido)
Preço de capa: R$39,90 (mas pode ser encontrado facilmente com descontos de até 30% em lojas virtuais)

 

* João Gabriel é estudante de Letras, aluno-pesquisador de iniciação científica sobre Análise do Discurso em HQs, curioso sobre tudo que envolve a industria cultural, e tem o sonho de um dia poder viver apenas como educador, fomentando a leitura crítica de obras da cultura pop em geral (mas por enquanto paga suas contas trabalhando com TI mesmo).
Twitter:

João Gabriel

João Gabriel é estudante de Letras, pesquisador iniciante sobre Análise do Discurso em HQs, curioso sobre tudo que envolve a industria cultural, e tem o sonho de um dia poder viver apenas como educador, fomentando a leitura crítica de obras da cultura pop em geral (mas por enquanto paga suas contas trabalhando com TI mesmo).
Next post The best photos from the Euro 2016 qualifiers