Como tudo começou? Como os alemães puderam permanecer amando sua pátria sob o Nazismo e até mesmo contribuir para o seu extremismo? Foi atrás destas respostas que o historiador de Cambridge, Richard Evans, partiu e que resultou em um dos mais importantes trabalhos sobre o Terceiro Reich já feitos.
Primeiro volume de uma trilogia, A Chegada do Terceiro Reich narra as origens do pan-germanismo, do nacionalismo alemão e do pensamentos radicais de direita que antes eram marginais, mas que se tornaram hegemônicos quando Hitler e o Nacional-Socialismo alcançaram ao poder. Também nos fornece a gênese do antissemitismo europeu, presente em grupos minoritários no século XIX, e que se tornaria a bandeira genocida num dos episódios mais monstruosos que a humanidade já viu: o holocausto, onde mais dez milhões de pessoas foram exterminadas; desse número, cerca de seis milhões eram judeus.
O livro também relata os anos da I° Guerra Mundial e o quanto as cicatrizes do fatídico acontecimento afetaram a nação, criando um sentimento de revanchismo nos grupos de extrema-direita. A grande falência da República de Weimar e a crise 1929. No entanto, ao contrário da comum historiografia, não se foca somente nos grandes acontecimentos e em estatísticas da época, mas também no cotidiano das pessoas e no imaginário.
São mais de 600 páginas neste primeiro volume, com uma leitura agradável e gostosa, mesmo para quem tenta nos mostrar como um dos maiores horrores da humanidade teve seu começo. A trilogia se completa com os dois outros títulos: “O Terceiro Reich no Poder“, que se centra nos anos de paz em que o Partido Nacional-Socialista comandou e preparou a Alemanha para a Guerra; e “O Terceiro Reich em Guerra“, que se foca durante os anos da II° Guerra Mundial e na derrocada da Alemanha Nazista, embora não seja um livro exclusivamente sobre o conflito, mas que o tem como plano de fundo para continuar a narrar os acontecimentos.
Para os interessados, tanto historiadores, outros cientistas profissionais e também leigos, é um prato cheio de conhecimento pertinente, com novas perspectivas e análises inéditas.