Anno Dracula

Anno Dracula

Anno DraculaPara quem gosta de livros de vampiros, mas está cansado dos crepúsculos da vida, Anno Dracula é uma boa pedida.

Ambientando em Londres na segunda metade do século XIX, o livro retrata uma realidade alternativa, em que o Conde Drácula desposou a Rainha Vitória e se tornou rei do império britânico. Eliminou inimigos, se tornou influente por boa parte do continente europeu e espalhou os vampiros mundo afora na alta sociedade para garantir seu poder.

O mundo se dividiu em dois tipos de seres humanos: os vampiros mortos vivos e os “quentes”; que ainda não foram transformados. Transformar-se, inclusive, se torna um objeto de desejo para muitos que querem ascender. Porém, a figura de Jack, o estripador, surge nos subúrbios londrinos. Assassinando várias prostituas vampiras com um bisturi de prata, Jack coloca toda a comunidade de vampiros em pânico. Ainda haverá resistência ao tirano da Romênia?

Kim Newman, autor da obra, mistura personagens da literatura, cinema, seriados e outras referências da cultura pop, como Sherlock Holmes, Entrevista com Vampiro, Drácula de Bram Stoker, O Médico e o Monstro e outras mil que não cabem citar aqui. Sem dúvida a experiência divertida de captar as referências se inclui no caminhar da trama intricada, feita com capítulos curtos que não empacam a leitura – e facilitam na hora de dar uma pausa também.

A edição da editora Aleph, como sempre, se mostra de primeira qualidade. A capa com pequenos relevos e texturas tem uma bela arte, assim como todo o material que se qualifica como “feito pra durar”.

Rodrigo Barros

Sociólogo e às vezes filósofo de esquina; louco por teoria, livros e psicanálise. Escreve sobre política, sociedade, literatura e outras coisitas mais (ou não).
Previous post PLN #129 – Bonzinho é tudo Otááário
Next post PLN #130 – Molejo É Uma Bos… É Bom, É Bom