O Salmão da Dúvida

douglasadams
Danillo Batista

douglasadams

 

Que Douglas Adams é um dos escritores mais cultuados deste mundo, isso não podemos duvidar. Então não é de se admirar que eu corri na livraria assim que avistei nas prateleiras um novo livro com o nome dele, O Salmão da Dúvida.

Esse livro traz uma compilação póstuma de alguns textos que Adams deixou em seu computador. O que é muito conveniente, dadasalmaodaduvida a paixão de Adams pela tecnologia. Aliás, uma das melhores coisas presentes nesse livro é um ensaio do mesmo sobre tecnologia e a relação que nós viriamos a ter com ela. E com um acerto enorme considerando a época em que foi escrito (final dos anos 90).

O Salmão da Dúvida seria o título do próximo livro da série do detetive Dirk Gently, outro dos personagens de Adams. Esta compilação traz os 10 capítulos do romance que foram escritos, e lamentavelmente não chega até a parte em que o título é explicado. Temos também um conto protagonizado por Zaphod Beeblebrox, o presidente da galáxia no Guia do Mochileiro das Galáxias, e um monte de relatos recuperados da infância e traumas de Douglas (e um sem-número de menções ao trauma dele com o tamanho do próprio nariz).

Resumindo: é daqueles livros póstumos bem caça-níqueis. Tem seus pontos altos, onde vale também mencionar uma excelente entrevista sobre ateísmo e religião, mas de resto dá sono, muito sono. É quase como se alguém ligasse um Gerador de Improbabilidade Infinita ao redor do livro, pra ter temas tão diversos em páginas tão próximas…

Danillo Batista