Django & Iommi (uma história sobre Heavy Metal)

432DjangoReinhardt

Heavy metal. Estilo musical considerado muito denso, intrincado e de difícil compressão (para alguns).  Sempre chamado de barulheira sem sentido por seus parentes mais velhos. Você realmente sabe da onde veio? Como chegamos a bandas como Lamb of God mandando fazer a maior roda punk do mundo no Rock in Rio? Pois é, a resposta está num estilo muito mais diferente do que vocês imaginam.  O Jazz.

No ano de 1928, Jean Django Reinhardt, um jovem violinista belga, ao retornar de uma apresentação para casa,12086-50318-1-sp muito cansado, esbarra numa vela perto da sua cama. Essa vela acaba colocando fogo nas flores de plástico que sua esposa vende.  O resultado? Metade do corpo com queimaduras de primeiro e segundo grau. Perna direita paralisada e o os dedos anelar e mindinho da mão esquerda são seriamente machucados. O médico sugere amputação para Django e diz que ele nunca mais poderá tocar guitarra na vida. Django diz “não” e continua com os dedos defeituosos. Seu irmão, também guitarrista, lhe dá uma nova guitarra. Após muito tempo de prática Django consegue se readaptar ao instrumento: Usando apenas dois dedos (DOIS DEDOS!!!), com os outros dois queimados conseguiam dar um pequeno suporte para acordes, apenas.

 

 

 

Trinta e Sete anos depois, outro jovem guitarrista no seu último dia de trabalho sofre um grave acidente.  Anthony 923432_654632861260945_293246749_nFrank Iommi perde as pontas dos seus dedos da mão direita num cortador de aço, dias antes de sair em turnê com sua banda “Earth”. Pensando seriamente em desistir da música, Iommi tem uma grande revelação quando seu chefe coloca o disco de um guitarrista de Jazz do qual ele não era familiarizado, Django Reinhardt. Fica impressionado com o som, mas não entende o porquê do seu chefe está mostrando aquilo, até que descobre que aquela música sai de mãos com apenas dois dedos funcionais. A partir daí Tony Iommi (como ficou conhecido) decide continuar no mundo da música. Coloca próteses específicas nas pontas dos dedos (uma coisa bem caseira) e volta a tocar com sua banda “Earth”.

 

O som da banda, que já estava em mudança, começa a ficar mais pesado. Tony agora precisa focar mais nas cordas graves, pois seu recém-acidente o impede de tocar como antigamente. Um dia ele cria uma melodia, composta basicamente de três notas. O som é sombrio, denso e “intrincado”. Agora só falta uma letra. No dia seguinte, Geezer o baixista da banda chega com uma letra baseada num pesadelo horrível que teve. “Black Sabbath” é composta.

Não preciso dizer o que acontece depois, você sendo um fã de Heavy Metal provavelmente sabe o que surge. Mas, lembre-se: Se não fosse um acidente de um jovem guitarrista de Jazz talvez não estaríamos “batendo cabeça” pro Metallica (coloque sua banda preferida de Heavy Metal aqui) no Rock in Rio.

 

 

 

João Castañon também conhecido como The Nada no seu site, é estudande de veterinária que curte HQ, música e podcast, provavelmente o único da área ahahahaha.

João Castañon

Fascinado por Música, Quadrinhos, Cinema e Video-game, só que ta sem tempo pra tudo isso. Também tem um podcast de RPG com um site lindo chamado Le RPG e tá também no Caralhinhos Voadores falando sobre o mundo do P(am)orno. Utilizando seu nome real: "The Nada", em ambos.